Slideshow

domingo, 15 de março de 2009

Jovem Papagaio do Senegal fêmea

Há já bastante tempo que procurava uma fêmea para o meu macho Papagaio do Senegal, e finalmente arranjei-lhe uma companheira. Enfim, para já estão ainda a viver em gaiolas separadas, e assim vão continuar durante mais algum tempo. Mas pelo menos já tem "namorada", e se tudo correr bem pode ser que daqui a uns anitos acabem por formar um casal.

Esta fêmea é da espécie mais comum, Poicephalus s. senegalus, infelizmente não foi possível arranjar uma da mesma sub-espécie do macho, Poicephalus s. mesotypus.

Tem agora um pouco mais de três meses, embora as fotos abaixo datem de há cerca de um mês.

Foi criada à mão pelo criador donde veio até aos 2 meses, depois continuei eu até ao desmame. Ficou oficialmente desmamada com 85 dias, embora ainda tenha comido papa durante mais alguns dias, mas apenas como um reforço à noite, dia sim dia não, e só uma pequena quantidade de papa, sem forçar e sómente o que ela queria comer, para mais fácilmente se habituar à comida sólida.
Desde então a dieta diária de base consiste em +/- 10g de granulados Harrison apropriados (High Potency Coarse, embora eu parta os cubos em pedacinhos mais pequenos, sobretudo para limitar o desperdício), 2 ou 3 cubos de Power Treats também da Harrison (igualmente cortados em pedaços mais pequenos pela mesma razão). Ocasionalmente acrescento género 3 gramas de granulados Tropican da Hagen, apenas para estimular um pouco a variedade no paladar. Ou opcionalmente a mesma quantidade de granulados High Potency Fine da Harrison.
Além dos granulados, come fruta diáriamente, assim como alguns legumes, que vou variando. Essencialmente maçã golden, pêra rocha, banana, papaia, cenoura, abóbora... e alguns legumes congelados ou não, ligeiramente cozidos (sem sal!), como ervilhas, soja, batata doce... Também aprecia de vez em quando um pedaço de espiga de milho doce.
Todos os dias come também um pouco de mistura de sementes germinadas para papagaios, da Versele-Laga.
Ocasionalmente (mas muito raramente, na melhor da hipóteses terá acontecido 2 ou 3 vezes desde o desmame) dou-lhe meia-dúzia de sementes secas da mistura para papagaios, também da Versele-Laga, mais para ela se entreter do que por outra qualquer razão.

Seguem as fotos da menina (ainda sem nome!) e uma tabela de evolução do peso.










Tabela de evolução do peso da "massaronga" (entre o 67º dia e o 87º dia) :

(durante este período criada com Juvenile Formula da Harrison; ao chegar tinha 63 dias e pesava 130g; a ave era pesada em geral após a última refeição do dia)

67º dia » 142g
70º " » 137g
71º " » 139g
73º " » 144g
74º " » 137g
75º " » 138g
76º " » 140g
77º " » 138g
78º " » 142g
79º " » 144g
80º " » 142g
81º " » 143g
82º " » 141g
83º " » 144g
84º " » 143g
85º " » 144g
87º " » 137g

O pico máximo foi portanto de 144g, que se repetiu várias vezes.
Actualmente pesa cerca de 130g.

Sem comentários: